Os Exus de Oxossi, Seus Trabalhos e a Evolução Espiritual

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais e Pesquisado)

Os Exus de Oxossi gostam de ficar de guarda nas portas dos centros, terreiros ou templos de guarda, pois gostam de ficar parados, e ficam próximos das Tronqueiras também.
Trabalham também nas encruzilhadas e não são muito de gargalhar.
Os Exus de Oxossi são guardiões do ar e trabalham com esse elemento, também são ótimos em dar passes, atuam dissipando as energias negativas de nossa aura.
Seu principal trabalho na terra é a limpeza espiritual.
O principal Exu dessa linha é seu Marabô.
Eles recebem as oferendas e trabalham muito nas flores, pois é a mata é o reino de Oxossi.

 


Os Guardiões de Oxossi gostam muito de usar a Cabala Judaica, os Sefirots.
A Cabala Judaica é o Misticismo Judeu, porém o Judaísmo, como é uma religião individualizada, como dizem, o que atrapalha a evolução espiritual, pois ele nos leva ao coletivo.
O Misticismo tem uma proposta de nos coletivar, que é nossa consciência abranger mais do que a nós mesmos, então é um pouco estranho isso.
Mas a atuação dos Guardiões é positiva usando os Sefirots, tendo sua preferência no Sefirot 4, que é Chesed, e seu número Cabalístico é o 6.
O principal Guardião da linha de Oxossi é o Seu Marabô, que trabalham na linha do conhecimento sem cruza-la.
Os principais Exus que trabalham com seu Marabô são: Toquinho, Marabá, Sete Folhas, Mata Escura, Exu Mercador e Guardiã ou Pomba Gira Sete Saias.
Um dos comandantes da linha de Exus de Oxossi são Bauru, que são grandes resgatadores de almas.
O Exu Bauru intermedia Oxossi e Omulu, e comandam os Guardiões: Folha Seca, Tronco Preto, Aza Negra, Galo Preto, Exu da Torre e a Pomba Gira dos Rios.
Omulu é o Orixá que trabalha acamado com situações, elementos que já não servem mais ou que precisam acabar para trazer o novo e a evolução espiritual.
Omulu é o termino, sendo as pessoas que trabalham em sua irradiação, conhecidas com o nome que dá um pouco de medo, que são os senhores da morte.
A morte nesse caso é o fim de cada situação que não serve mais, ou que é preciso terminar que venha algo melhor.
A morte nesse caso é algo extremamente positivo, tendo relação com a evolução e o avanço.
Obaluaiê é o Orixá da evolução, e trabalham muito com Omulu e Nanã, e a propósito, esses três Orixás são os que regem os Ansiões, mas conhecidos popularmente como Pretos Velhos.
Obaluaiê, Nanã e Omulu são Orixás representados comumente como anciões, assim como os Pretos Velhos, pois todos eles são sábios.
Os Pretos Velhos são curadores do emocional dos seres.
Mas voltando a Oxossi, que é o Orixá do conhecimento. A evolução espiritual traz o conhecimento, assim como é um progresso, então esses quatro Orixás são muito importantes para o desenvolvimento espiritual dos indivíduos, sem esquecer também mãe Obá, que atua com os conhecimentos negativos ou mal-usados, trazendo um termino para eles.
Assim sendo a evolução espiritual é muito importante, e é também chamada de autoconhecimento.
E autoconhecimento não é conhecimento?
Assim sendo a evolução espiritual é muito trabalhada por Oxossi, Obaluaiê, Nanã, Omulu e Obá. Podendo ser muito acelerada por Oxalá, que rege a fé.
O que acreditamos se torna realidade, e é assim que pai Oxalá traz as ascensões.
É como se diz, a Umbanda não faz milagres, mas ela desperta a fé, e a fé faz milagres.
Trabalhando no bem é sempre importante o autoconhecimento.
Fiquem com Luz
Seres de Luz

 

 

Alguns Destaques: